GeralInformação

Base de Dados de Materiais de Construção Históricos

05/02/2019 Por

Um grupo de investigadores do LNEC, da Universidade de Aveiro, da Universidade de Évora e da Universidade Nova de Lisboa está a desenvolver o projeto DB-Heritage, uma base de dados de materiais de construção com interesse histórico e patrimonial.

Face à existência de uma grande quantidade de informação dispersa sobre a caracterização física, química e mecânica de materiais, dos processos de deterioração e das necessidades de conservação, a equipa sentiu necessidade de empreender um projeto de preservação e livre disponibilização desses dados que, entende, serão úteis a vários níveis, com benefícios sociais decorrentes do seu valor histórico e didático.

O projeto visa, assim, a construção de um repositório de materiais históricos, incluindo a disponibilização de amostras de referência, bem como o desenvolvimento de uma aplicação para registo sistematizado de dados relativos à história, propriedades e desempenho dos materiais e ainda a promoção da inovação na utilização dos materiais e dos métodos para a conservação e restauro.

Os grupos de trabalho tratarão os temas da pedra, terra, argamassas e revestimentos, cerâmica, metais, betões, madeira, pintura e saberes tradicionais.

Mais informação em http://db-heritage.lnec.pt/index.html

Artigo publicado no site:

Etiquetas: